sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Relação entre Realidade e Linguagem

Desde tempos antigos, a questão da relação entre linguagem e realidade preocupa os pensadores. Platão, por exemplo, dizia que a linguagem deveria refletir uma razão ideal e mostrar somente a verdade das coisas, mantendo sempre coerência com a realidade. No entanto, é muito difícil analisar a relação entre realidade e linguagem, pois antes disso devemos identificar o que é cada uma delas.
A realidade é explicada pela ciência como sendo tudo aquilo que é verdadeiramente existente, material ou mentalmente. Mas para aceitarmos esta afirmação, temos que responder se tudo o que existe é verdadeiro, temos que definir o que é verdade. O papel da linguagem é transmitir através de signos; ideias e pensamentos, que são análises da realidade feitas pelos olhos do homem. Mas nem sempre o que o homem tenta expressar é real, ele pode muito bem expressar ficção, algo existente apenas em sua mente. Porém, voltando á ciência, realidade seria tudo o que é real, até mesmo os pensamentos do homem. A ficção, originada dos pensamentos, seria realidade?
Com isso, vemos que é errado dizer que o papel da linguagem é expressar a realidade, pois não temos um conceito formado do que é real e verdadeiro. A linguagem é uma disciplina muito sensível, pois é através dela que o homem comunica-se. Por isso, desde cedo surgiram dúvidas a respeito do que ela transmite. Os sofistas, filósofos pré-socráticos, foram os primeiros a preocuparem-se com essa questão, descobriram o grande poder da linguagem e utilizavam-na para influenciar e persuadir.
Voltando a questão realidade e linguagem para a área textual, teremos que usar As Teorias do Significado para responder se uma palavra corresponde a uma realidade ou não. Sabemos que uma só palavra pode ter vários significados e que estes significados podem relacionar-se com diversas outras palavras. A palavra tem sim relação com a realidade. È esta realidade que pode não expressar algo existentemente verdadeiro, como a palavra ficção, que remete algo criado pela fantasia. A ficção é realidade, o que não é realidade é o que ela expressa.
Concluímos então que a linguagem não serve apenas para expressar a realidade. Pois o que é real para um, pode não ser para outro.

Nenhum comentário: