sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Jornalismo Industrial


Todos os estudos, ética e regras do jornalismo dizem que ele deve ser imparcial e verdadeiro. No entanto, estes mesmos estudos e regras deixam claro que para uma notícia ter repercussão deve primeiramente chamar a atenção, ser importante e estar ligada diretamente, ou pelo menos indiretamente à vida de quem vai recebê-la.
Uma notícia pode ser feita de várias formas, mantendo, porém, a sua veracidade. Imagine uma troca de tiros entre policiais e pessoas ligadas ao tráfico de entorpecentes. Durante o tiroteio um policial morre e dois traficantes são feridos. O título da notícia poderia ser: “Traficantes matam policial em tiroteio”, ou ainda, “Policiais deixam dois feridos em troca de tiros”. Alguma das notícias está errada? De forma alguma, apenas mostram lados opostos de uma mesma moeda.
Existe sim um problema com o jornalismo televisivo. O rápido acesso às informações e a facilidade em publicá-las, tornam as notícias superficiais. De acordo com uma acadêmica de Serviço Social, o jornalismo da TV brasileira de hoje em dia, principalmente o da Rede Globo, é “mecanizado”. Joga apenas os fatos principais, deixando a matéria sem aprofundamento. A acadêmica diz que assistiu matérias em jornais brasileiros e ficou chocada ao perceber que essas matérias haviam acabado sem abordar o tema com profundidade.
Este tipo de jornalismo serve apenas para a manipulação da massa, pois não é capaz de gerar opiniões. Os brasileiros vão recebendo as noticias e aceitando-as como verdadeiras sem ao menos analisá-las. Não é culpa deles. Seria ignorância acreditar que uma pessoa, criada em uma cultura onde o jornalismo é super confiável, vivendo com o estereótipo de que o Jornal Nacional trabalha visando o bem popular, não vá deixar-se influenciar pela TV.
Assim como a cultura é influenciada e até mesmo moldada pelo capitalismo e pela globalização, o jornalismo também é. Poderíamos usar o termo “Jornalismo Industrial”, quando nos referirmos ao jornalismo feito hoje. Claro que existem jornalistas que trabalham com a verdade, visando o bem popular, mas na maioria das vezes são abafados pelo sistema.

Nenhum comentário: